Sublimação



 

 


A técnica da sublimação é utilizada para imprimir diretamente em fibras têxteis e oferece a grande vantagem de ser muito resistente a lavagens, mantendo as cores vivas e brilhantes. 


O princípio por detrás da sublimação

As imagens/padrões/motivos são impressos numa base de papel (em offset) que será posteriormente utilizada para decalcar aqueles numa base têxtil. 


O papel e a base têxtil são sobrepostos um sobre o outro e prensados por um cilindro quente (a cerca de 210º Centígrados) por um determinado período de tempo.


A pressão aplicada e o calor irradiado pelo cilindro, transferem a tinta impressa no papel para as fibras têxteis e o resultado final é uma impressão sólida e vibrante numa anteriormente simples peça de tecido ou malha. 


Duas razões para escolher a técnica da sublimação


1 QUALIDADE DE IMPRESSÃO INIGUALÁVEL


A sublimação  oferece contrastes vincados, uma grande profundidade e cores intensas.

As cores são incrivelmente brilhantes e a gama é muito vasta, incluindo pretos de alta densidade.

Os têxteis sublimados também absorvem mais luz e reduzem o reflexo nas peças finais.


2 UMA VASTA GAMA DE MATERIAIS AO SERVIÇO DA SUA CRIATIVIDADE


Uma vasta gama de tecidos multiplica a variedade de combinações possíveis e deixa ainda mais espaço à sua criatividade!

Esta ampla escolha de materiais permitir-lhe-á criar visuais únicos e distintos, profundamente associados à sua mensagem.

A resistência à lavagem desta técnica é tal, que pode aguentar ciclos de lavagem até 90º centígrados.

É importante notar que a sublimação só pode ser realizada em bases têxteis com elevada percentagem de Poliéster na sua composição (50% ou superior).



Tecnologia Airdye


A tecnologia Airdye é uma nova e revolucionária técnica para estampagem e tingimento de tecidos que não requer a utilização de água. 


Esta tecnologia consiste num processo de apenas uma fase que contorna a necessidade de utilização de tingimentos líquidos. 


Os corantes patenteados são transferidos para os tecidos através da aplicação de calor, sem a utilização de qualquer tipo de solventes e sem emissão de quaisquer tipo de agentes poluentes. O papel usado é reciclado posteriormente. Tingimentos e pigmentos podem também ser reciclados e utilizados para fazer asfalto para pavimentação de estradas. 


Esta técnica permite obter contrastes vincados entre cores e também pode servir para sublimar ou tingir as duas faces de uma peça de tecido ao mesmo tempo (com cores e desenhos diferentes se necessário). 


A utilização da tecnologia Airdye para sublimar ou tingir uma peça de vestuário pode significar uma poupança de até 25 litros de água.



NOTÍCIAS