Imprensa


2017-07-21

Petratex: Tecidos que ajudam a subir ao pódio

Já viu o filme animado Os Incríveis, da Pixar? 
Um dos personagens é Edna Moda, a excêntrica e brilhante criadora de fatos para super-heróis. 
Dispõe de máquinas com tecnologia de ponta para fabricar os fatos especiais adaptados aos talentos de cada super-herói. 
São feitos de materiais capazes de resistir a explosões, de esticar até ao infinito ou até de se tornarem invisíveis.
Na vida real, a fábrica da Edna seria a da Petratex. A empresa portuguesa é responsável por diversas invenções nos têxteis e vestuário. 
Em 2008, uma invenção da empresa causou sensação. Cocriou e produziu o famoso fato de natação da Speedo, o LZR, que o campeão olímpico Michael Phelps vestiu quando ganhou diversas medalhas de ouro nos Jogos de Pequim. 
A empresa patenteou a tecnologia no-sew (sem costuras) no fabrico de fatos de banho. O fato acabou por ser proibido, por constituir uma desvantagem injusta. 
Mas a tecnologia foi considerada pela revista Time uma das melhores invenções do ano. 
Em 2015, a fábrica da empresa, em Paços de Ferreira, recebeu rasgados elogios num artigo da revista Esquire. “Visitei muitas unidades de produção de moda e apenas duas fábricas de marcas de topo – MaxMara e Canali – igualam a empresa portuguesa em tecnologia pesada de investigação e desenvolvimento”, refere o autor do artigo. A empresa, criada em 1989, fornece 159 marcas a nível mundial na moda e vestuário, emprega quase 600 colaboradores e a sua faturação supera 70,5 milhões de euros. Tem 900 máquinas e exporta para países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão. E desenvolveu as suas próprias soluções de software (Petrabook, Petratasks e Petrarequests).

Além disso, tem uma organização diferente da convencional, pois cada departamento funciona como uma pequena empresa dentro da empresa. para uma melhor conexão com os clientes e um conhecimento mais profundo de cada mercado.

Este artigo é parte integrante da Exame de Junho de 2017

http://expresso.sapo.pt/economia/exame/2017-07-21-Petratex-Tecidos-que-ajudam-a-subir-ao-podio